Don't Worry Be Happy!!!

Semana de Educação para Todos 2007: “Educação como um Direito Humano” – 23 a 29 de abril de 2007

A Semana de Educação para Todos (EFA) será celebrada, em todo o mundo, entre os dias 23 a 29 de abril e terá como tema: Educação como um Direito Humano. Este evento anual é organizado pela Campanha Global pela Educação e tem como objetivo chamar a atenção da comunidade internacional sobre os compromissos assumidos em Dacar em 2000, por ocasião do Fórum Mundial de Educação.

O Marco de Ação de Dacar estabelece seis objetivos para o alcance da Educação para Todos até 2015:
1) expandir e melhorar a educação e cuidados na primeira infância;
2) assegurar o acesso de todas as crianças em idade escolar à educação primária completa, gratuita e de boa qualidade;
3) ampliar as oportunidades de aprendizado dos jovens e adultos;
4) melhorar em 50% as taxas de alfabetização de adultos;
5) eliminar as disparidades entre gêneros na educação;
6) melhorar todos os aspectos da qualidade da educação.

Todos os anos, a UNESCO no Brasil apóia a Campanha Global pela Educação por meio da mobilização de seus parceiros e da organização de uma série de eventos e atividades para a Semana de Educação para Todos. O tema desse ano reconhece que o direito à educação, no espírito da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), é fundamental para alcançar as seis metas de Educação para Todos e é indispensável para a realização de outros direitos humanos. Além disso, a UNESCO desenvolve um trabalho conjunto com o Escritório do Alto Comissariado para Direitos Humanos e com outras agências das Nações Unidas na implementação da primeira fase (2005-2007) do Plano de Ação para o Programa Mundial para a Educação em Direitos Humanos. Nesse contexto, a UNESCO dá as boas vindas ao tema da Campanha Global pela Educação 2007.

A Semana EFA 2007 no Brasil será marcada por vários eventos e ações. Para tanto, a UNESCO em conjunto com o Ministério da Educação se articulam com organizações da sociedade civil, outras instâncias do governo, parlamento, mídia e entes envolvidos com a educação para fazer dessa Semana um importante momento de reflexão sobre temas fundamentais para atingir a Educação para Todos. Neste sentido, é oportuno relembrar um dos princípios do Marco de Ação de Dacar (2000): “A educação é um direito humano fundamental, e constitui a chave para um desenvolvimento sustentável, assim como para assegurar a paz e a estabilidade dentro de cada país e entre eles e, portanto, meio indispensável para alcançar a participação efetiva nas sociedades e economias do século XXI afetadas pela rápida globalização”.

 

 

acesse: http://www.unesco.org.br/areas/educacao/destaques/semanaEFA2007texto/mostra_documento

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s