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Shastras da kashemira

1 – O Agama Sastra :

O Ágama Sastra é considerado como uma revelação de Siva e são tanto os princípios como as práticas do sistema. Entre as obras que pertencem a categoria Agama podem mencionar-se os seguintes tantras :
Malinivijaya ou Malinivijayottara, svacchanda, Vijñana Bhairava, Mrgendra, Netra, Rudra-Yámala, Siva-Sutras, etc .
A maior parte destes ensinavam em geral a doutrina dualista. O Agama mais importante do sistema Trika se conhece como os Siva –Sutras.

2 – Os Siva- Sutras:

A importância desta obra reside no feito de que foi revelada para contrarrestar os efeitos do dualismo. É conhecido em geral como Sivopanisad – Sangraha – “compêndio que contém a doutrina secreta revelada por Siva “ e que foi revelada a Vasugupta .
Os pontos comuns e os seguintes são todas as teorias relativas ao descobrimento dos Siva – Sútras.
Não houve nenhum autor humano dos Siva -Sútras , pois tiveram sua origem em Siva. E foram revelados à Vasugupta.
Tanto se foram revelados por Siva em um sonho ou por um Sidha, o si foram encontrados gravados em uma rocha a instância de Siva , essas são questões irrelevantes no que se refere ao assunto principal da revelação.

Data do descobrimento dos Sútras:

Sabemos por Rájatarangini que foi Kallata quem terminou sua obra no reinado do Rei Avanti-Varman de Cachemira. Avanti-Varman reinou no Séc, lX d.c, e Vasugupta, que havia descoberto os Siva- Sútras , foi o guru (mestre) de Kallata. Vasugupta deve ter estado frutíferamente ativo bem no final do séc VIII ou começo do século IX d.jc. Esta deve ter sido, portanto, a data do descobrimento dos Sútras.

Comentários sobre os Síva-Sútras:

Ksêmarája disse em seus comentários Vimarsini que havia observado discrepância nos diversos comentários existentes em seu tempo, pelo que se comprometeu a escrever um novo comentário. Ele não tem mencionado os comentários nos quais observou discrepâncias e só quatro comentários tem sobrevivido.

  • O Vrtti
  • O Vartika de Bháskara
  • O Vimarsini de Ksêmarája
  • O Siva-Sutra-Varttikam de varadarája aliás Krisnadása

Não se conhece o autor do Vrtti, comentário que concorda com o Vimarsíni não só na interpretação, senão também, a maioria das vezes , nas palavras. Parece que o bom Vrtti foi escrito primeiro e logo usado por Ksêmarája como estrutura sobre o que ampliar, ou, que o Vimarsini foi escrito primeiro, e o mesmo Ksêmarája, ou alguma outra pessoa, preparou um extrato destes no Vrtti.
Bháskara disse na parte introdutória de seu Várttika que Vasugupta ensinou os Síva-Sútras a Kallata que os ensinou a Pradyumnabhata, o filho do seu tio materno. Pradyumnabhata os ensinou a seu filho Prañarjuna. Prajñarjuna os ensinou a um discípulo. Mahádevabhata, quem por sua vez os ensinou a seu filho, Srikanthabhata. O mesmo Bháskara aprendeu os Sútras de Srikanthabhata. O séc XI d.jc. viu florescer a obra de Bháskara; assim que seu Várttika foi escrito durante esse período.
Os Vrttis espõem as principais idéias dos Sútras em prosa de forma muito suscinta. Bháskara em seu Várttika interpreta em verso cada Sútra.
O comentário Vimarsíni de Ksêmarája faz uma exposição lúcida e detalhada de cada sútra em prosa. Ele sustenta sua interpretação apontando citações paralelas e valiosas de outros livros, alguns dos quais estão perdidos por completos para nós .
É bem sabido que a obra e vida de Ksêmarája, discípulo de Vimarsini deve ter sido escrito por Ksêmarája no séc. X . Ksêmarája, que foi escritor Prolífico, compôs as sequintes obras :
Prathyabhijñahridayam, Spandasandoha, Spamdanirnaya, Svachchandoddyota, Netroddyota, Vijñanabhairavoddyota, Siva-sútra-Vimarsini, Stavacintámananitiká , Paráprávesika , Tattvasandoha, Stotravalítika de utpala.
O quarto comentário sobre os Siva-Sútras é o Siva-Sútra-Vartikam de Varadarája, aliás Krsnadasa. O Vártika de Varadarája é só um pequeno refrão em verso do Vimarsini. Varadarája não tem interpretação própria alguma a que dar . Ele viveu até depois do século XV d.jc.
De todos os comentários que tenham sobrevivido, o Vimarsini de Ksêmarája é o mais antigo e erudito.

3 – O Spanda Sástra :

Aqui se desenvolvem os princípios formulados nos Siva- Sútras e se detalham os pontos concretos de tais Sútras Principalmente desde o ponto de vista da Sákti .
A obra principal deste Sástra é o Spanda Kariká, como é conhecido geralmente. Sobre esta obra existem os sequintes comentários :O Pradipa de Utpala Vaisnava; o Vivrti de Ramakantha; O Spandasandoha e o Spandanirnaya de Ksêmarája. O Spandasandoha contém um comentário só na primeira Kariká.
Ksêmarája acredita que os Spanda- Sútras foram escritos por Vasugupta. Outros mantém que foram escritos por Kallata, o discípulo de Vasugupta.

4 – O Pratyabhyjña Sástra :

Este contém a própria filosofia do sistema Trika e a expõe mediante argumentos e discussões.
A primeira obra filosófica foi o Siva-drsti, foi escrita por Somãnanda. Este foi o discípulo de Vasugupta e desenvolveu sua obra no séc. IX d.jc. O Siva- Drsti é uma filosófica muito importante. Desgraçadamente o texto completo não está disponível. Sománanda compôs um vrtti sobre o Siva-Drsti, mas não tem sido falado até agora.
A obra mais importante disponível deste Sástra são os Pratyabhyjña Sástras ou Isvara-Pratiabhyjña de Utpala, que foi discípulo de Sománanda. Os Pratiabhyjña –Sútras adquiriram tanta importância que a toda a filosofia da Cachemira se conhece de forma geral como Pratiabhyjña-darshana. Sobre os Pratiabhyjña-Sútras existem os sequintes comentários:

  • O Vrtti do próprio Utpala disponível somente de forma incompleta.
  • O Pratiabhyjñavimarsini de Abhinavagupta.
  • O Pratiabhyjña-vivrtti-vimarsini de Abhinavagupta.

Este é um comentário, conhecido como Vivrti,sobre a tíka perdido do mencionado Utpala.
Ademais das anteriores, existe uma grande obra de Abhinavagupta conhecida como Tantralôka . Costa de 12 tomos e contém a filosofia e a prática Saiva em todos os seus aspectos. Há também um resumo destes 12 tomos conhecido como Tantrasára . Jayaratha escreveu o comentário viveka sobre o Tantralôka.

 

retirado do site: http://www.institutoshaivayoga.com.br/

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