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Alimentação a chave para a saúde.

Alimentação a chave para a saúde

O dia 7 de abril é o Dia Mundial da Saúde e o dia 8 de abril, Dia Mundial do Combate ao Câncer. Cada ano, 500.000 pessoas são diagnosticadas com câncer só no Brasil. A informação é do Instituto Nacional do Câncer. Nos Estados Unidos, 40% da população são confrontados com câncer em algum momento da vida e mais 50%, com doenças do coração, derrame e diabete. A causa dessas doenças tem muito a ver com nosso estilo de vida que mudou muito nos últimos 40 anos. Além de sermos mais sedentários, mudou a nossa alimentação caseira e natural para alimentos industrializados e refeições tipo "fast food". Em cada esquina temos lanchonetes vendendo sanduíches, sorvetes, refrigerantes, salgados, doces etc. As prateleiras dos supermercados lotados de pacotes de bolachas e salgadinhos que são consumidos como refeição. A sedução para os jovens fumarem, usarem drogas, beberem bebidas alcoólicas aumentou muito, junto com o desemprego e a lei que o jovem não pode trabalhar antes dos 16 anos. Depois fica difícil incorporar este hábito saudável. Vejo em cidades vizinhas, de modo especial nas férias, grupos de jovens ociosos, perambulando pelas ruas do comércio. Ociosidade e vazio total durante três meses. A única ocupação é consumir o que não presta.

A solução do problema está em grande parte na conscientização das pessoas, e em especial das crianças, de aprender a cuidar da sua saúde. Mas o conhecimento de que a arma mais potente de combate ao câncer e a maioria das doenças é a alimentação, é ainda muito pequeno. Na formação dos médicos, a alimentação e ações preventivas praticamente não fazem parte dos estudos. Também nas escolas de ensino fundamental, quase não existe atenção e tempo para isso; e, se há, a propaganda na mídia dirigida às crianças minimiza seu efeito.

Aqui no sítio ficamos muito marcados pela frase do médico Joel Fuhrman, que diz: "Câncer é uma deficiência de frutas e verduras." Isso vale ainda mais para hortaliças orgânicas. Ele recomenda comer 4 frutas ou mais por dia, dois pratos cheios de saladas verdes cruas, além de legumes e leguminosas como feijão, ervilhas, lentilhas, grão de bico, soja etc., cereais integrais, como também um pouco de nozes, castanhas e uma colher de sopa de linhaça triturada. Além disso, verduras e legumes refogados em pouco óleo, ou levemente cozidos em pouca água também são bons. Outro item importante para evitar câncer e osteoporose é tomar sol sem protetor, mas não queimar a pele, e fazer exercícios físicos. Com esse estilo de vida, as doenças não terão vez.

Joop Stoltenborg

 

retirado de   http://www.aboaterra.com.br/

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