Don't Worry Be Happy!!!

A fraude dos cursos de medicina nas universidades particulares no Brasil

 
Um em cada cinco cursos de medicina precisa de melhoria, diz MEC
 
Um em cada cinco cursos de medicina no Brasil precisa melhorar a qualidade. A conclusão é do MEC (Ministério da Educação), baseada nos resultados do Enade 2007, exame de avaliação dos cursos superiores. Cerca de 30 cursos tiveram notas 1 ou 2 numa escala de 5.

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo desta sexta-feira (25), essas faculdades podem ter de diminuir vagas – processo semelhante ao aplicado aos cursos de direito.

O MEC determinará ainda outras mudanças no curso, como contratação de mais professores e aproximação dos cursos com hospitais de ensino.

O secretário de Educação Superior, Ronaldo Mota, afirmou que as universidades deverão assinar termos de compromisso em que se comprometerão em implementar tais mudanças.

Na última semana, a Sesu (Secretaria de Educação Superior) já havia determinado novas regras para autorizar a abertura de cursos de graduação em medicina.

A partir de agora, as faculdades deverão ter hospital de ensino próprio ou conveniado por, no mínimo, dez anos para poder ministrar o curso.

Segundo o governo, a lista com os nomes de aproximadamente 30 cursos será divulgada quando forem concluídos os resultados da prova, realizada em 2007. A maioria deles é oferecida por universidades privadas, mas há a expectativa de a lista conter dois cursos de instituições federais.

O processo de supervisão começará na próxima terça-feira (29), quando será ouvida uma comissão coordenada pelo ex-ministro Adib Jatene. O médico foi convidado pelo ministério em fevereiro para ajudar na definição de novos critérios para avaliação de cursos da área.

Na área de direito, o processo culminou também com o fechamento de cerca de 20 mil vagas. O MEC iniciou trabalhos semelhantes com cursos de Pedagogia e Normal Superior.

retirado de http://educacao.uol.com.br/ultnot/2008/04/25/ult105u6450.jhtm

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s