Don't Worry Be Happy!!!

Leite materno protege mais meninas do que meninos, indica pesquisa

 
Leite materno protege mais meninas do que meninos, indica pesquisa

da Reuters, em Washington

Comparada ao leite em pó, a amamentação proporciona diversas vantagens a todas as crianças. Mas, em um quesito, as meninas têm mais benefícios do que os meninos.

Especialistas estudaram um grupo de crianças que nasceram prematuramente e com baixo peso em Buenos Aires. O objetivo era avaliar o efeito protetor do leite materno em relação a infecções respiratórias nos bebês.

Eles concluíram que as meninas amamentadas tinham menos riscos de desenvolver infecções que requeriam hospitalizações do que os meninos amamentados.

Diversas pesquisas têm mostrado que bebês alimentados com leite materno ficam protegidos de uma série de doenças, como infecções de ouvido, estômago e intestino, problemas digestivos, alergias e outros problemas cutâneos. Eles também têm chance menor de desenvolver hipertensão, diabetes e obesidade.

"Há muitas doenças que são evitadas com o aleitamento materno. É uma grande fonte de nutrientes e importante para o desenvolvimento", afirma Fernando Polack, da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore (Maryland). "No caso específico de doenças respiratórias, parece que as meninas são mais beneficiadas."

Os pesquisadores estudaram um grupo de 119 bebês de alto risco que nasceram com menos de 1,5 kg. Metade das meninas que tomavam mamadeira teve de ser hospitalizada ao desenvolver a primeira infecção respiratória, contra 7% das que eram amamentadas. Já entre os meninos, o percentual foi de 19% de internações em ambos os casos.

A Academia Americana de Pediatria recomenda que mulheres saudáveis alimentem seus filhos exclusivamente com leite materno até ao menos os seis meses de vida e que continuem a fazê-lo de forma complementar até um ano.

Leia mais

Livraria da Folha

Especial

retirado de http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u407909.shtml

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s