Don't Worry Be Happy!!!

Quem quer importar Vaca Louca dos EUA!?

 

Governo sul-coreano renuncia por crise da carne americana

SEUL, 10 Jun 2008 (AFP) – O gabinete sul-coreano, criticado pela decisão de retomar as importações de carne bovina dos Estados Unidos, apresentou sua renúncia nesta terça-feira ao presidente Lee Myung-Bak, informou um assessor do governo.

"O primeiro-ministro e o gabinete ministerial apresentaram sua demissão para endossar sua responsabilidade nos recentes acontecimentos", disse o assessor.

Segundo a agência de notícias Yonhap, que cita fontes ligadas à presidência, Lee Myung-Bak pode aceitar a substituição de quatro ou cinco membros do gabinete do premier Han Seung-Soo.

No entanto, o porta-voz da presidência, Lee Dong-Kwan, afirmou que nenhuma decisão foi tomada até o momento.

Milhares de manifestantes ocuparam as ruas nas últimas semanas para protestar contra a decisão do governo adotada em abril de retomar as importações de carne bovina americana, sob embargo intermitente desde 2003.

Os manifestantes acusam o governo de ignorar os riscos sanitários da carne americana, especialmente os ligados ao Mal da Vaca Louca (encefalopatia espongiforme bovina).

Em alguns casos os protestos foram violentos.

Na segunda-feira, um militante sul-coreano morreu no hospital, após atear fogo ao próprio corpo para protestar contra a decisão do governo.

Novas manifestações estão programadas para as próximas horas. Os organizadores esperam reunir até um milhão de pessoas. A polícia, porém, acredita que até 200.000 manifestantes, 150.000 delas na capital, devem participar dos protestos.

Milhares de policiais estão mobilizados em todo o país para impedir atos de violência.

O presidente Lee Myung-Bak enfrenta a pior crise desde que assumiu o poder, em 25 de fevereiro. Sua popularidade registra queda todos os meses.

Os críticos o acusam de ter cedido à pressão dos Estados Unidos, que fizeram da retomada das importações uma condição prévia para a ratificação de um histórico acordo de livre comércio assinado com Seul em abril de 2007.

 

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s