Don't Worry Be Happy!!!

Rede pública precisa melhorar 66% para alcançar nível de escola privada

 

Rede pública precisa melhorar 66% para alcançar nível de escola privada

Mariana Tramontina
Em São Paulo
 
Os dados do Ideb 2007 mostram que o ensino de 5ª a 8ª série na estadual e na municipal ainda precisa melhorar 66% para alcançar o nível da escola particular. Enquanto o índice da rede pública nessa etapa é de 3,5, o da privada é de 5,8, numa escala que vai de 0 a 10.

O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgado nesta sexta-feira (20), foi criado pelo MEC (Ministério da Educação) combinando índices já existentes: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho. As taxas de rendimento são aferidas pelo Censo Escolar da Educação Básica, e as médias pelo Saeb e pela Prova Brasil, avaliações realizadas pelo governo para diagnosticar a qualidade dos sistemas educacionais.

IDEB 2007

Iniciais (até 4ª)

4

6

50%

Finais (5ª a 8ª)

3,5

5,8

66%

Ensino médio

3,2

5,6

75%
Séries

Rede pública

Rede privada

Direfença

O ensino regular até 4ª série da pública ainda precisa evoluir 50% para chegar no patamar da particular: a primeira tem Ideb 4 e a segunda, 6. Para o MEC, ter nota 6 é uma meta alcançada, já que é a média dos países membros da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), entre eles Estados Unidos, Austrália, Inglaterra, Suíça, Alemanha, França, Japão e Coréia do Sul.

No ensino médio, a situação é mais dramática. Para chegar ao nível da escola particular (que tem Ideb 5,6), a rede pública precisa melhorar em 75%, saindo dos atuais 3,2. Apesar de ser a etapa que mais precisa de melhorias, o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que já esperava esse baixo resultado. "É um desafio muito grande, mas nós temos que nos concentrar na educação básica. O ensino médio exige providências diferentes do fundamental".

Diferenças menores
O resultado geral do Ideb aponta que a diferença entre as redes públicas e privadas ainda existe, como já havia denunciado o resultado do Enem 2007, mas mostra também uma discreta diminuição nos índices. Em 2005, o indicador apontava distinção de 2,3 pontos. Dois anos depois, esse número caiu para 2.

Na rede pública, a municipal –principal foco das políticas anunciadas pelo governo– é a que teve mais evolução em todas as séries. Até a 4ª, aumentou em 0,6 ponto: foi de 3,4 para 4; de 5ª a 8ª, foi de 3,1 para 3,4; e no ensino médio, de 2,9 para 3,2. Mesmo com melhora significativa e ultrapassando as metas projetadas para 2009, ainda é a rede com os piores índices do Ideb.

Mesmo que o ensino da escola particular já seja considerado ideal com com nota 6 (de 5ª a 8ª), a escala do Ideb vai até 10. Isso significa que para chegar ao topo, a rede ainda precisa melhorar 67%. Para a pública, a evolução deve ser de 150%, já que estadual e municipal têm índices abaixo de cinco.

De acordo com objetivos fixados pelo MEC, as escolas particulares têm de atingir os Idebs de 7,5 (1ª a 4ª série), 7,3 (5ª a 8ª) e 7 (ensino médio) até 2021. No mesmo período, as públicas devem alcançar 5,8 (1ª a 4ª série), 5,2 (5ª a 8ª) e 4,9 (ensino médio).

Leia mais

No Ideb, 53% dos municípios estão abaixo da média nacional; melhores notas estão em SP

Só 2 entre 5.530 cidades brasileiras têm 8ª série com nível de país desenvolvido, segundo MEC

Dados do Ideb provocam polêmica antes mesmo de sua divulgação

Educação corrigirá dados distorcidos do Ideb, diz ministro

Apesar de melhora, educação brasileira ainda tira "nota vermelha"

Ideb piora no ensino médio em sete Estados

Em quatro Estados, índice do MEC sobe apesar de piora de notas dos alunos

Para Haddad, é difícil manter avanço no Ideb em 2009

Sergipe tem piores médias no Ideb

retirado de http://educacao.uol.com.br/ultnot/2008/06/20/ult105u6650.jhtm

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s