Don't Worry Be Happy!!!

Educação ou negócio da China? Grupos educacionais lançam ações na Bolsa e crescem 67%

Grupos educacionais lançam ações na Bolsa e crescem 67%

ANTÔNIO GOIS
da Folha de S.Paulo, no Rio

Um ano após terem decidido oferecer ações na Bolsa de Valores, os quatro grandes grupos educacionais com essa estratégia cresceram 67% em número de alunos no ensino superior ao adquirir pequenas e médias instituições em todo o Brasil.

De acordo com o último censo do MEC, a média do crescimento no número de alunos do setor particular no país foi de 10%, entre 2005 e 2006.

Essa expansão acelerada foi possível graças ao aumento das receitas desses grupos (somadas, ultrapassaram R$ 700 milhões no segundo trimestre deste ano) e envolve até negociações no exterior.

A Estácio de Sá, do Rio, concluiu neste mês a compra da Universidad de La Integración de Las Americas, do Paraguai, pelo valor de R$ 2,3 milhões. O grupo planeja também se expandir para o Uruguai.

Já a Anhanguera, de São Paulo, chama a atenção pelo crescimento em número de alunos. Primeira a abrir capital, em apenas um ano, passou de 48 mil para 141 mil estudantes.
Completam a lista o Kroton, de Minas, e o SEB, de São Paulo. Analistas dizem, porém, que outros irão por esse caminho.

Eduardo Nishio, analista do banco UBS Pactual, lembra que essa mesma tendência aconteceu no setor de construção: "Quando as primeiras foram bem-sucedidas, outras seguiram o mesmo exemplo com medo de serem engolidas. Acho que acontecerá o mesmo com a educação".

"Vamos ter, em dois ou três anos, uns 15 grupos educacionais de capital aberto. Muitas, porém, terão que passar por um choque de gestão", afirma o consultor em educação Carlos Antonio Monteiro.

A mudança de um modelo muitas vezes familiar e filantrópico para outro com objetivos lucrativos e tendo que prestar contas ao mercado foi sentida na Estácio após a entrada da GP investimentos -maior fundo de participações em empresas do Brasil.

A GP passou a exercer em maio o controle compartilhado da Estácio com a família de João Uchôa Cavalcanti, fundador da universidade. Em seguida, o reitor da Estácio, Gilberto Castro, foi afastado do cargo que ocupava havia 11 anos.

Acostumados antes a lidar apenas com a gestão educacional, as empresas passaram também a sofrer com as oscilações do mercado.

Na semana passada, por exemplo, o valor das ações do grupo Kroton teve queda de 20% depois de o banco Morgan Stanley ter colocado em dúvida a contabilidade dos resultados. A empresa divulgou uma nota negando qualquer tipo de irregularidade em seu balanço.

Um acompanhamento feito pela CM Consultoria, de Carlos Monteiro, aponta que o valor das ações desses grupos pode oscilar bastante. Desde o dia da oferta inicial até o fechamento do mercado na semana passada, somente o grupo Anhanguera registrava valorização de suas ações, de 56%.

No caso da Estácio, o valor da ação na semana passada era 10% menor que o da oferta inicial, enquanto Kroton (-49%) e SEB (-50%) apresentavam as maiores reduções.

Qualidade

O resultado dos grupos educacionais com ações em Bolsa em suas instituições de origem são próximos da média dos cursos avaliados pelo MEC de 2005 a 2007.

Levantamento feito pela Folha com base no Enade (avaliação do MEC) mostra que, numa escala de 1 a 5, os resultados desses grupos variaram de 3,0 a 3,4. A média de todos os cursos do Brasil é 3,0.

Na opinião de Maria Cristina Gramani, professora do Ibmec-SP que fez um estudo sobre a influência da qualidade na atratividade de instituições de ensino com capital aberto, é fundamental que os investidores analisem também a qualidade.

"Não sou contra a abertura de capital e acho que isso pode resultar numa melhoria do ensino. Mas é preciso considerar também indicadores de qualidade. Avaliações ruins podem resultar no fechamento de cursos e na perda de estudantes", afirma ela.

Especial

retirado de http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u437468.shtml

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s