Don't Worry Be Happy!!!

Falando sobre Sanskrito a Lingua Mãe

 

Citação

Sanskrito a Lingua Mãe

Sanskrito a Língua Mãe

O que é introduzido ou produzido em sua forma perfeita é chamado Sanskrito.

A palavra sanskrito é formada por “sam +  krit”, onde o prefixo sam significa samyak – ‘completo’, ou ‘sagrado’, ou ‘perfeito’, e krit que significa ‘feito’.

O Sanskrito foi inicialmente introduzido por Brahma aos Sábios dos mundos celestiais e ainda é a língua do mundo (plano) celestial, então, ela também é chamada de Dev Vani (canto dos Deuses).

O Sanskrito foi introduzido no planeta Terra, pelos eternos Sábios de Sanatana Dharma, juntamente com suas escrituras Divinas, como os Vedas, os Upanishads e os Puranas.

Um verso famoso do sábio  Panini’s  Ashtadhyayi diz que a gramática Panini (uma das mais usadas hoje em dia) foi revelada diretamente pelo Senhor Shiva.

Uma vez, ao final de Sua Divina e maravilhosa dança, o Senhor Shiva tocou Seu damaru (um mini tambor de mão, que Deus Shiva carrega em Sua mão) ao tocar produziu 14 diferentes sons que saíram desse instrumento  e daí formou-se toda a gramática.

O sábio Panini visualizou esses sons em sua mente divina e com base nesses sons divinos, restabeleceu a ciência da gramática Sanskrita, que já existia eternamente.

Desde o início da civilização humana na terra, pessoas e os Sábios, ambos falavam a pura língua Sanskrita.

Os registros históricos indicam que três programas públicos de recitação do Bhagwatam e as conversas sobre os lilas (passatempos) de Krishna aconteceram em Sanskrito, em 3072 aC, 2872 aC e 2842 aC, no qual Santos e Devotos participavam.

Mais tarde, quando a população aumentou, a forma de falar prakrit – com palavras pronunciadas parcialmente (chamada apbhranshas), se desenvolveu nas sociedades menos educadas e se tornou popular.

O tratado de Leis conhecido como Manu Smriti descreve que ambiciosos kshatriyas de Bharatvarsh (guerreiros do continente Indiano) viajaram aos Países vizinhos para estabelecer  seus novos reinos e, como eles foram excluídos da civilização e cultura convencional de Bhartiya, eles desenvolveram sua própria língua e civilização, com o passar do tempo.

Calamidades naturais (como a idade do gelo) destruíram completamente suas civilizações, mas ainda os sobreviventes, na forma falada de suas línguas primitivas, mantiveram muitas palavras apbhransh (contraídas/ deturpadas) do Sanskrito original, linguagem que seus remotos ancestrais guardaram em suas memórias.

Como resultado desta afiliação com a cultura de Bhartiya e a língua Sanskrita, o Sanskrito se tornou a origem do desenvolvimento da literatura em outras línguas do mundo.

A fonologia (som falado) e a morfologia (a ciência da formação das palavras) da língua Sanskrita é totalmente diferente de todas as línguas do mundo. Algumas das características únicas do Sanskrito são:

1. Essa língua nunca foi alterada e nunca foi feita adição as palavras e vocabulários do Sanskrito.2. A morfologia da formação da palavra é única e com um tipo próprio onde uma palavra é formada de uma pequena raiz inicial (chamada dhatu) em uma precisa ordem gramatical que tem sido a mesma desde o início.
3. Essa língua é tão extensa que existem 90 formas de cada verbo e 21 formas de cada nome ou pronome que podem ser usados em qualquer situação.
4.
Essa língua tem em sua particularidade a mesma estrutura, nunca houve qualquer tipo de classe ou natureza de mudança na ciência da gramática Sanskrita, como é visto em outras línguas do mundo.
5.
A forma perfeita do Sanskrito védico já existia a milhares de anos antes mesmo da formação das primeiras línguas do mundo como o Grego, Hebraico e Latim, etc.

Estudos de Sanskrito do ISESKA
Instituto Superior de Estudos do Shaivismo da Kshemira.
Shaiva Vijnanacharya- Prof. Orlando Alves, B.A, M.Phil.
http://www.tradicaoshaiva@hotmail.com
 

retirado de http://institutodeshaivismo.spaces.live.com/

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s