Don't Worry Be Happy!!!

Chimarrão ou tererê!!!

Nativo dos pampas, andou de escanteio. Com a profusão de chás do Oriente, ele não conquistou o devido espaço nas xícaras de gourmets nem chamou a atenção de gente preocupada com vida saudável. Mas isso está para mudar…

por ADRIANA TOLEDO 
design LETÍCIA RAPOSO
 
fotos ALEX SILVA

Quente, gelado, no chimarrão ou no tererê — os brasileiros têm muitas maneiras de sorver a infusão de erva-mate. E todas elas garantem seus benefícios. Inspirados pela onda do chá verde e do chá branco (estes oriundos da China), pesquisadores resolveram checar se o nosso chá — nosso e de outros países com cenário marcado pelos pampas, como Uruguai, Paraguai e Argentina — ofereceria benefícios ao organismo. 

Na Universidade Federal de Santa Catarina, notaram que três doses de uns 300 ml diários — ou quase 1 litro por dia — são capazes de diminuir em 13% o colesterol ruim, o LDL, e aumentar o bom, o HDL. “Essa ação foi observada em amostras de sangue de 100 voluntários que incluíram a bebida nas refeições durante 60 dias”, explica o farmacêutico-bioquímico Edson da Silva. Ele especula que isso se deve às saponinas, substâncias que funcionam como uma espécie de detergente e reagiriam com ácidos biliares, impedindo a absorção da gordura pelo intestino. 

O mesmo efeito anticolesterol foi confirmado por um trabalho conduzido por pesquisadores da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista, no interior do estado — mas este realizado em cobaias. “Além da queda nas taxas de colesterol, notamos que os níveis de triglicérides e açúcar baixaram”, relata um dos autores, o biólogo Marcelo Ribeiro. “Também percebemos uma diminuição de aproximadamente 4% no peso dos animais”, completa sua colega Patrícia Carvalho, especialista em ciência dos alimentos. Ela acredita que princípios ativos da erva-mate não ajam apenas nos sais biliares, mas inibam a atividade da lipase, uma enzima secretada pelo pâncreas que está envolvida na digestão de gordura.

retirado de http://saude.abril.uol.com.br/edicoes/0306/nutricao/conteudo_408660.shtml

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s