Don't Worry Be Happy!!!

Educação no Brasil – Desafio do Brasil Alfabetizado é fazer integração com programas socias, diz Haddad

Desafio do Brasil Alfabetizado é fazer integração com programas socias, diz Haddad

 

Da Agência Brasil*
 
O ministro da Educação, Fernando Haddad, reuniu-se nesta terça-feira (27) com os secretários de educação da região Nordeste para discutir a aceleração do Programa Brasil Alfabetizado, que teve início no ano passado e pretende, até 2010, ensinar 3,9 milhões de pessoas a ler e escrever.

A ordem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo o ministro, "é de que não falte recursos para o programa, que enseja também oportunidade de emprego nas pequenas cidades, para alfabetizadores de nível médio".

Um dos maiores desafios, de acordo com o ministro, é fazer a integração desse trabalho com os programas sociais do governo, de forma que, além da educação, as pessoas também tenham acesso à saúde e a outros benefícios que conferem cidadania.

O programa também prevê a oferta de transporte e a entrega de óculos aos alunos que possuem problemas visuais. Outro objetivo do programa é a atualização da documentação pessoal desse público. Fernando Haddad destacou que a média de idade da maior parte dos analfabetos, no país, é 54 anos. Apenas no Nordeste, a maior parte dos analfabetos tem menos de 50 anos.

O foco do programa, é levar alfabetização a 1.928 municípios, 84% dos quais situados na região Nordeste.

Para o ministro da Educação, "ao contrário do que pensa uma parte do público, a educação não resolve todos os problemas do cidadão; por isso há necessidade de integração com setores sociais e de saúde".

Na tarde de hoje (27), o ministro se reúne com os secretários de Educação da Amazônia Legal, na sala de atos do Ministério da Educação, para continuar a troca de idéias sobre o desempenho e os resultados do programa Brasil Alfabetizado.

Um dos obstáculos citados pelo ministro para a promoção da alfabetização é conseguir mobilizar os cidadãos que estão na faixa de 54 anos de idade, especialmente aqueles que moram no campo, fazer exames oftalmológicos e usar óculos para poder aprender a ler.

* Lourenço Canuto

 

Uma resposta

  1. jose antonio marques da

    Na faixa dos 54 anos de idade tanta experiência de vida para nos passar, realmente seria bom que pudessem nos transmiti-la.Abraços, José Antonio de São Paulo também.

    fevereiro 2, 2009 às 7:13 pm

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s