Don't Worry Be Happy!!!

Educação no Brasil – Desafio do Brasil Alfabetizado é fazer integração com programas socias, diz Haddad

Desafio do Brasil Alfabetizado é fazer integração com programas socias, diz Haddad

 

Da Agência Brasil*
 
O ministro da Educação, Fernando Haddad, reuniu-se nesta terça-feira (27) com os secretários de educação da região Nordeste para discutir a aceleração do Programa Brasil Alfabetizado, que teve início no ano passado e pretende, até 2010, ensinar 3,9 milhões de pessoas a ler e escrever.

A ordem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo o ministro, "é de que não falte recursos para o programa, que enseja também oportunidade de emprego nas pequenas cidades, para alfabetizadores de nível médio".

Um dos maiores desafios, de acordo com o ministro, é fazer a integração desse trabalho com os programas sociais do governo, de forma que, além da educação, as pessoas também tenham acesso à saúde e a outros benefícios que conferem cidadania.

O programa também prevê a oferta de transporte e a entrega de óculos aos alunos que possuem problemas visuais. Outro objetivo do programa é a atualização da documentação pessoal desse público. Fernando Haddad destacou que a média de idade da maior parte dos analfabetos, no país, é 54 anos. Apenas no Nordeste, a maior parte dos analfabetos tem menos de 50 anos.

O foco do programa, é levar alfabetização a 1.928 municípios, 84% dos quais situados na região Nordeste.

Para o ministro da Educação, "ao contrário do que pensa uma parte do público, a educação não resolve todos os problemas do cidadão; por isso há necessidade de integração com setores sociais e de saúde".

Na tarde de hoje (27), o ministro se reúne com os secretários de Educação da Amazônia Legal, na sala de atos do Ministério da Educação, para continuar a troca de idéias sobre o desempenho e os resultados do programa Brasil Alfabetizado.

Um dos obstáculos citados pelo ministro para a promoção da alfabetização é conseguir mobilizar os cidadãos que estão na faixa de 54 anos de idade, especialmente aqueles que moram no campo, fazer exames oftalmológicos e usar óculos para poder aprender a ler.

* Lourenço Canuto

 
Anúncios

Uma resposta

  1. jose antonio marques da

    Na faixa dos 54 anos de idade tanta experiência de vida para nos passar, realmente seria bom que pudessem nos transmiti-la.Abraços, José Antonio de São Paulo também.

    fevereiro 2, 2009 às 7:13 pm

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s