Don't Worry Be Happy!!!

Humano demasiado Humano

Humano demasiado humano.

 

Sinto-me um impotente diante da estupidez humana.

Tento refletir sobre os motivos e significados desses tipos de expressões.

Desde os primeiros humanos acredito ter havido a violência e a discórdia.

Mesmo entre os Deuses da antiguidade existiu a desarmonia e a guerra.

Esses temas ocupam toda a história da humanidade.

Os homens e os Deuses são dessa forma, ambivalentes.

Numa tentativa de realizar uma autocompreensão me pergunto: o que é ser humano?

Percebo que não há uma definição ou conceito sobre o ser humano.

O que existe são infinitas interpretações sobre esse ser.

É um constante vir a ser que marca nossa existência.

Muitos desejam a ordem e buscam excluir as ambigüidades, ambivalências e contradições.

Essa é uma característica de muitos seres humanos.

Nesse movimento a razão torna-se guia desses indivíduos.

Aí reside o perigo de todas as intransigências de uma razão desmedida.

Tudo é calculado e planejado como uma espécie de máquina pensante.

Isso se manifesta por meio de um movimento incessante em busca da vitória.

Talvez a competição sem limites desconsidere a própria humanidade.

Dessa forma, se justificam os meios para se atingir os objetivos.

Muitas vezes tenho consciência de compartilhar tais valores.

Outras nem imagino a gravidade de meus atos ou pensamentos.

Talvez ignore a existência alheia e isso facilita minha conduta.

Perceber o outro como diferente me instiga e é fascinante.

Procuro em mim mesmo o que falta nos outros e reflito.

Existem muitas formas de se fazer isso, e é fácil, é um exercício.

Necessitamos nos olhar todos os dias, mesmo que isso signifique dor e tristeza.

Se evitarmos refletir sobre as próprias imperfeições quem dirá melhorá-las.

Muitos atribuem a evolução humana ao desenvolvimento da inteligência.

Num mundo competitivo a inteligência está relacionada à superação e a produção.

Ser melhor ou mais inteligente do que meu semelhante significa o que?

Posso dizer muitas coisas estabelecendo uma infinidade de relações ou significados.

Mesmo assim ainda não me satisfaço por completo com as respostas que construo.

E se as diferenças não fossem tratadas como justificativas para discriminações?

Imaginar um homem diferente significa imaginar outros mundos.

Sou limitado para compreender tantas desarmonias e destruições desnecessárias.

Por isso busco refugio na imaginação, pois lá tudo é possível.

Brinco com meus pensamentos atingindo a serenidade.

Só me tranqüilizo no momento em que perco a distinção entre a realidade e a imaginação.

Apaziguo minhas inquietações a acalmo minha carne, pois transcendo.

Refaço-me como um outro ser brincando de arquiteto e engenheiro de mim mesmo.

Tarefa que exige uma boa dose de paciência e determinação.

Esse movimento de transcendência cria a possibilidade de um mundo diferente.

Reconstruir-me faz de mim um ser mais tolerante e pacífico, mas preservo a ambivalência..

Encontro na mutação senão a única pelo menos a melhor maneira de ser.

Essa é a regra que sigo e é inerente a meu ser, até que um dia tudo seja transformado!

E encontre o imutável, absoluto, eterno…

 

Om Namah Shivaia!!!

Uma resposta

  1. Michelle

    Nós estamos tornando (de maneira direta e indireta) nosso mundo, nosso país, nossa cidade… um lugar tão ruim pra se viver,com mentiras, violência, egoísmo, insegurança… , sem amor, sem carinho e ternura, sem respeito, que fica tão difícil confiar nas pessoas. Deixamos de viver e voltamos a aprender a sobreviver como na pré-história, porque estamos perdendo a essência da vida: amor e respeito.Esse artigo faz persarmos nisso. Parabéns!!!Um grande abraço,Michelle Cunha

    janeiro 30, 2009 às 3:03 am

Deixe uma resposta

