Don't Worry Be Happy!!!

Shiva Sutras – Sutra II Anavopaya – Jnanam bandhah

Shiva Sutras

Sutra II Anavopaya

 Jnanam bandhah

O conhecimento da existência limitada (desenvolvido apenas por buddhi (intelecto), ahankara (ego) e manas (mente) o aparato limita o ser em sua existência devido estarem acoplados no corpo, e aos sentidos da matéria) é a fonte da escravidão.

 

Explanação

O que é definido como conhecimento limitado? Tudo o que está ligado apenas ao prazer do sentidos (do corpo), da limitada individualidade e da diferenciação do conhecimento (dualidade). Essa diferença gerada na existência é latente devido a característica nata de nossa mente que já é manifestada em nosso nascimento com limitação acoplada a buddhi e ahankara que limitam nossa onisciência, principalmente se nos dotamos apenas de conhecimento intelectual.

O conhecimento limitado é fonte de escravidão, pois vela a essência do Ser. As pessoas estão sempre presas aos afazeres particulares e crêem que esses afazeres são a única verdade da vida. Sendo que os próprios afazeres o confinam em seu mundo fazendo-o esquecer que existe algo além da matéria e dos órgãos dos sentidos. Ele vive limitado as diferenças e distinções e é incapaz de captar o estado universal do qual o particular é só uma expressão limitada. Nesse desfrute (dos prazeres materiais) as idéias derivam das percepções sensoriais e motoras ativadas pelos sentidos e as criações mentais.

A entrega aos prazeres físicos e o desejo de desfrute desses prazeres são tão fortes que fazem o desfrutador se tornar vítima, escravo deles.

 

Retirado de . – Shaivagama Vijnanacharya Orlando Alves – Shiva Sutras, p. 216 – 221. 

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s